PROJETO APRENDER PARA VIVER MELHOR REALIZAÇÃO: ABPAGI APOIO: CMDCA

Histórico:
A instituição ABEPAGI fundada no dia 18 de setembro de 1987, com o apoio do Pastor Presidente o Sr. José Ramos de Araujo (em memória), reuniram-se em assembleia no dia 06 de abril de 2011, decidiu e entendeu que a associação independente de religião, deveria atender a toda a comunidade promovendo ações sociais. Sendo assim, a entidade passou chamar-se Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá, (ABPAGI). Em todas as reformas estatutárias, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na pessoa do Pastor Presidente Sr. Valmores Vieira de Souza, juntamente com sua diretoria tem sido grande parceiro da (ABPAGI), apoiando a Associação para bom andamento desta entidade tantos nas documentações quanto nas ações sociais. Em fevereiro de 2012 (ABPAGI), já com o reconhecimento Público Municipal sobre a lei 1.504/07 de 20 de dezembro de 2007, iniciou com novos parceiros que ajudam voluntariamente nesta entidade. Temos vários profissionais que colabora com a (ABPAGI), são eles; médicos, técnicos de enfermagem, técnico agrícola, economista, técnico em aquicultura,,  Pescador, Marisqueira, Agricultores, Artesão, Engenheiro agrônomo, Biomédica, Mestre de obra, Comerciantes e diversos profissionais de áreas diferentes que prestam serviços. Em dezembro de 2010 o Senhor Domingos Conceição dos Santos assumiu a presidência da ABPAGI começando com o sopão com pão beneficiando 240 famílias, em março de 2011 montou a equipe de saúde com atendimento médico a crianças, jovens e idosos, oficinas com palestras, intensificou assistência social as famílias carentes ultrapassou a 300 famílias, distribuição de verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ainda em 2012, programou o projeto de reforço escolar que já existia com o nome Contra-Turno, a partir de 2013 passou a chamar “Aprender para Viver Melhor”, contando com o apoio de alguns educadores e uma média de 10 crianças na faixa etária de 7 a 17 anos de bairros distintos e média de 15 estudantes da mesmo idade, atualmente funcionando na sede da referida Associação, por falta de recursos e condições financeiras não conseguimos inserir os demais educando para o atendimento nos bairros. Ainda no final de 2013 a ABPAGI formou 13 comitês, distribuídos entre Saúde, Educação, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Sustentável, Criança e Adolescente, Juventude, Agricultura, Meio Ambiente, Artesanato,do Idoso, da Mulher, Esporte, Cultura e Lazer, Comercialização e Markting, juntos cada comitê fica responsável pelas ações nas comunidades urbanas, rurais, litorâneas, quilombolas, indígenas, Movimento Sem Terra, entre outras.
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EQUIPE DOCENTE DE EDUCAÇÃO DO PROJETO E COORDENADORA PEDAGÓGICA DO PROJETO.

Luzimaria Gonzaga – Pedagoga e Psicopedagoga
    
QUANDRO DE DOCENTES
 
 Rita de Cássia Leal– Assistente Social
Jucimaria de Jesus Santos- Servente
Jucineia de Jesus Santos - Assistente Administrativa (Cursando Pedagogia).
Vinicius de Jesus Gomes – Matemática
Jovelino da Conceição– Oficinas de Artesanato e teatro
          Menezes de Souza - Violão
Jenice  Costa
Jaildo de Souza – Desenho e Pinturas.

Objetivo Específico
1.                   Desenvolver a autoestima através de oficinas esportivas, artísticas, recreativas; Elevar sistematicamente a qualidade do ensino.
2.                   Estimular a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade; Proporcionar ambiente favorável ao estudo e capacidade para obter conhecimentos.
3.                   Diminuiu desnutrição de crianças e adolescentes em idade escolar.
4.                   Realizamos campanha de  brinquedos e livros  literários para doar nas comunidades.
Ação
A.                  Oficinas arte, recreação, teatro, dança, capoeira, atividades esportivas nas comunidades.
B.                  Palestra, leitura na comunidade com contadores de história, reciclagem.
C.                  Exposição de artesanatos feitos no projeto.
Distribuição da verdura.

Distribuição de roupas e brinquedos seminovos.
Resultado
1.                   Elevou a qualidade de vida, melhorou desempenho na escola e prestar serviços à comunidade.
2.                   Prevenção de doenças Consciência ambiental sobre o uso  indevido dos recursos  naturais. 
Inclusão digital, ampliar conhecimentos que possam utilizar como fonte de renda no futuro.
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Jucimaria de Jesus Santos- Servente
Caixa de texto:   

 









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Oficina com as Mães dos alunos do Núcleo do Pina.
O núcleo do Pina recebeu crianças e adolescestes dos Bairros do Pina ,Prainha I e II , Malvinas e centro.

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 PROJETO APRENDER PARA VIVER MELHOR
REALIZAÇÃO: ABPAGI
APOIO: CMDCA


                                                                                                   



RELATÓRIO






ITUBERÁ- BA
31/10/2016


3. FINALIDADE DO PROJETO
O presente Relatório tem como objetivos mostrar os resultados dos  trabalhos pedagógicos, junto Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI) com intuito de oferecer a melhor prestação de serviços aos estudantes contemplados. Por entendermos que o campo educacional precisa ser um local onde cada um deve ser recebido como realmente são, com suas qualidades e dificuldades, seus interesses e competências. Nessa expectativa verificamos que muitos deles apresentam uma grande defasagem entre o que a escola pede e o que eles fazem, sendo a maior dificuldade a leitura, a escrita, as questões de matemática e conhecimentos gerais. 
Ao constatar algumas turmas dos anos iniciai e finais do Ensino Fundamental de nove anos de várias unidades de ensino observou uma defasagem maior escolar em cada ano, isto porque em muitos casos nossos estudantes são originários de famílias que sobrevivem com o auxílio do governo, como a bolsa família, sendo que a maioria dos pais trabalha temporariamente, sem carteira assinada, não são efetivos e ainda seu nível de escolaridade são baixos, acarretando sérios problemas sociais de forma direta e indireta a essas famílias.
 Precisa-se desenvolver o hábito de ler e compreender como as regras são criadas, como o conhecimentos históricos foram adquiridas, quais as influências destas informações em nossas vidas. Considerando este contexto a ABPAGI fundamentada nos PCNS e na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB) 9394/96, que determina as competências e habilidades para cada ciclo de aprendizagem é está buscando melhor desempenho e avanço para uma média de 100 (cem) estudantes com mais tempo de estudo.  
O Projeto Aprender para Viver Melhor oportuniza um desenvolvimento mais significativo principalmente na leitura e escrita, cálculos matemáticos, conhecimento da agricultura familiar, alternativas de pesca, defesa do meio ambiente, conhecimento da História local, hábitos de higiene e prevenção de doenças, cuidado com a saúde, hábitos alimentares, Arte cênica, artes plásticas, dança, música, artesanato, entre outros. 
Sendo beneficiados os seguintes bairros: Bairro Novo (Luis), Pedreiras, Prainha I e II, Pina, Vila de Santo André. Este Projeto Aprender para Viver Melhor contemplará o 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, Fundamental II, funcionando em turnos diurnos opostos ao da escola, oferecendo as aulas, ministradas 100 dias letivos.
A educação precisa ser vista como uma condição na preparação das crianças e adolescentes não só para o mercado de trabalho, mas para sua sobrevivência em sociedade. Por esse motivo elencamos as principais disciplinas as serem executadas no decorrer do Projeto Aprender e Viver Melhor, entre elas estão:
 Língua Portuguesa: Linguagem oral e escrita, letramento, ortografia, le itura.
 Matemática: Números e operações
Informática: (inclusão digital) digitação acessa as redes sociais, pesquisas, entre outros.
 História (história local, História do Brasil e da África);
 Arte (Pintura, música, artesanato, teatro e dança);
Ciências Naturais e biológicas: Higiene, Saúde e alimentação Planejamento Familiar, meio ambiente.
Palestra: Fundamental I e II 
Atividades complementares: Como oficinas de teatro, aulas de violão, dança futebol, ginástica, entre outros.


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Desenvolver a autoestima através de oficinas esportivas, artísticas, recreativas;
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Aula de Musica Profº Jame


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“Oficina de Música” têm por objetivo principal proporcionar aos alunos.
A interação e o contato com a música através do manuseio de diferentes instrumentos, bem como com o canto. Além de:
- Torná-los sujeitos críticos em relação à diversidade musical;
- Dar possibilidade a estes alunos de conhecer e manusear diferentes instrumentos musicais, podendo assim optar pelo de maior domínio e gosto; Desde muito tempo tem-se a música como meio de aproximação da sociedade e da cultura. Neste sentido, a aprendizagem da música se constitui numa experiência bastante rica por partir e ter a prática como pressuposta do seu ensino. Considerando que toda aprendizagem se dá a partir da ação, como afirma Jame, o ensino do instrumento musical deverá ser uma aprendizagem significativa, pois possibilita ao aluno construir o conhecimento de maneira consistente e produtiva, uma vez que a aprendizagem prática se constitui como aliada ao processo de aprendizagem.


Descrição: C:\Users\ABPAGI\Pictures\foto celular\IMG-20160620-WA0023.jpeg Descrição: C:\Users\ABPAGI\Pictures\foto celular\IMG-20160620-WA0014.jpeg


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Aula de Teatro
Aula de Matemática
Aula de Português
Aula de Desenho
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Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160428-WA0011.jpg
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Caixa de texto: O Projeto Aprender para Viver Melhor oportuniza um desenvolvimento mais significativo principalmente na leitura e escrita, cálculos matemáticos, conhecimento da agricultura familiar, alternativas de pesca, defesa do meio ambiente, conhecimento da História local, hábitos de higiene e prevenção de doenças, cuidado com a saúde, hábitos alimentares, Arte cênica, artes plásticas, dança, música, artesanato, entre outros.  
    Este Projeto Aprender para Viver Melhor contemplará o 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, Fundamental II, funcionando em turnos diurnos opostos ao da escola, oferecendo a carga horária de 40 horas /aulas, ministradas 100 dias letivos. Crianças e adolescentes na idade escolar que se encontrem no Ensino Fundamental I e Fundamental II em defasagem idade/série e apresentem dificuldades ao aprender ler e escrever bem como as quatro operações e o domínio histórico-cultural de seu ambiente de convívio.









Profª Jucinea
Assistente Social Rita
Profª Rita
AGRICULTURA FAMILIAR
HÁBITOS DE HIGIENE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
CONHECIMENTO DA HISTÓRIA LOCAL
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Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160428-WA0009.jpg
Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160512-WA0025.jpg
Profª Jucinea Aula de Reforço Escolar
Profº Jaildo Aula de Arte e Pintura.
Alunos Luchando no Núcleo do Milagre.
Ensinando as crianças tarefas da Escola


Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160512-WA0019.jpg
Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160512-WA0015.jpg
Descrição: A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
Caixa de texto: Prof. Jovelino – Oficina de Dança e teatro.
Caixa de texto:  
 
Alunos do Bairro Novo (Luis), juntamente com a Professora Jene.
Oficina:  cuidado com a saúde, hábitos alimentares e Aula de  cênica.
Caixa de texto:




















Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160512-WA0013.jpgDescrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160512-WA0012.jpg





 

























Atuando na formação de valores éticos que possam garantir a liberdade, o respeito e a responsabilidade.
Caixa de texto:   Atuar na formação de valores éticos que possam garantir a liberdade, o respeito e a responsabilidade.
Caixa de texto:
 




Descrição: G:\jucineia projeto aprender para viver melhor\fotos\IMG-20160427-WA0005.jpg










Caixa de texto:     





















Caixa de texto:  
A assistente Social em entrevista com famílias Beneficiaria do Projeto  Aprender para Viver Melhor.
O Assistente Social de acordo com o que foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, é parte integrante das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), por sua formação é um profissional preocupado com a acolhida, como diálogo, com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do usuário, além de tornar-se aquele que reforça o papel de facilitador das relações de um grupo familiar. O Projeto Aprender e Viver Melhor trabalho  na formação político/social e econômico de cada uma destas crianças e seus familiares no decorrer do projeto, de forma que no futuro próximo essas crianças e adolescente possam ser multiplicadores e formadores de opinião, valorizando assim a vida e exercendo sua cidadania como sujeito histórico.  
Na instituição sob análise, do Serviço Social recebe apoio, orientações, formação continuada por meio do Aprender para Viver Melhor, encontro semanall com a  assistente social e 06 Professores 01 Coordenadora e 01 servente que trabalham nos 03 núcleos espalhados pelo Bairros de Ituberá. Na outra face da moeda estão os usuários destinatários deste trabalho prestado, no espaço da ABPAGI. Portanto, este trabalho monográfico se apresentou como uma excelente oportunidade para conhecer, sob à ótica dos usuários, a atuação do Serviço Social na perspectiva de garantia de direitos.  
  Apoio: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/ Ituberá /Ba 
 























A partir de um estudo preliminar detectou-se a necessidade de desenvolver, além do projeto de sinalização, um sistema de digital signage que possa facilitar a comunicação com o público visitante e frequentador do Centro
Caixa de texto:
 













Profª Jucenea de Jesus.
O presente Relatorio trata da experiência do projeto “Informática e Educação: Entrelaçando Saberes”, em desenvolvimento nas comunidades de periferia urbana em Ituberá, cujo objetivo é possibilitar aos moradores o acesso a conhecimentos de informática, através do desenvolvimento de uma nova dinâmica social e pedagógica entre a ABPAGI e comunidade, educando para a cidadania. O alvo compreende crianças do ensino fundamental I, II e, por haver apenas equipamentos precários, tornando limitado o uso de softwares (programas) educacionais e não permitindo o acesso à Internet, foi necessário buscar uma metodologia que conquistasse a atenção delas, proporcionando o aprendizado de forma participativa. Partindo do pressuposto que toda teoria não contextualizada é intensamente propensa a dispersar-se, percebeu-se a importância de ensinar através de conhecimentos práticos do aluno, aliando o ensino técnico da Agricultura Organica e assuntos da realidade local. Optou-se, então, pela utilização da “pedagogia de projetos” que, através da escolha de temas, valoriza a participação das crianças no processo de construção do conhecimento, integrando os conteúdos às suas práticas vividas. Assim, está sendo possível desenvolver nelas habilidades voltadas para a utilização de softwares básicos, interligadas a discussões sobre cidadania, permitindo a inclusão digital e, conseqüentemente, diminuindo o nível de exclusão social a que estão submetidas.
Caixa de texto:
Caixa de texto:
 



















Caixa de texto: Planejamento:
Toda as Sexta – Feiras a Coordenadora e os Professores se Reuniram para fazerem o planejamento das Oficinas da semana seguinte.
Psicologia Educacional:
Nada se pode fazer, ou mesmo tentar, em Educação, sem a estreita colaboração da Psicologia Educacional. Cada dificuldade pedagógica que surge, é simultaneamente uma dificuldade psicológica. Para conduzir mentes humanas, é preciso conhecê-las, nas suas manifestações conscientes e inconscientes.
A Psicologia Educacional procura revelar a pessoa humana, na sua evolução natural, e só diante desse conhecimento é possível formular doutrinas pedagógicas, consistentes e métodos educacionais. A mesma leva naturalmente ao conhecimento das leis pedagógicas e os sistemas educativos só têm aplicação prática, quando os processos psíquicos das pessoas deixam de oferecer resistência ou defesa, facilitando ao pedagogo à necessária ação pedagógica.
 
 














Descrição: F:\foto do projeto Apreder para viver Melhor\IMG_20160614_143858794_HDR.jpg
Bairro novo aula de História.





Descrição: F:\foto do projeto Apreder para viver Melhor\IMG_20160614_151819200_HDR.jpg
Aula  Bairro novo






Caixa de texto:  
• A ABPAGI feis uma Avaliação contínua da Projeto Apreder para Viver Melhor no  dia das Mães, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido.
• Realização de atividades cotidianas que favoreçam a valorização da figura materna, bem como o respeito e obediência para com as mães;
• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
• Interpretação de músicas e canções diversas;
• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
• Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da  linguagem das Artes Visuais.
Caixa de texto:
 



































Profº Jaildo, Aula de Desenho na Sede da ABPAGI.
O presente trabalho investiga a contribuição da arte no desenvolvimento infantil, sua contribuição na estruturação da autonomia pessoal e a possibilidade da aplicação no processo formal de ensino e aprendizagem.
Após as crianças lsentarem, reúnadas todas em torno de uma mesagrande. Entregue a cada uma às crianças logo após o preparo, da  atividade,ser realizada com freqüência, contribui para que os pequenos desenvolvam a continuidade temporal e, assim, saibam que, depois do preparo, vem o lanche e que logo se aproxima o momento em que alguém da família vai buscá-los, transmitindo-lhe mais tranqüilidade.





Caixa de texto:  
Profº Jaildo, Aula de Desenho no Milagres.
Na pré-escola, as crianças já representam o mundo simbolicamente.Com a criação artística e em contato com a arte, desenvolve-se odomínio dessa nova linguagem. Por isso, é preciso propor atividades que estimulem a criação individual e coletiva, a exploração de novos materiais e a reflexão acerca dos conteúdos artísticos de autoria de cadaum, assim como os produzidos pelos colegas ou artistas consagrados. 
Para seu desenvolvimento, é fundamental acreditar que todos têm, desde pequenos, condições de tomar decisõe se fazer escolhas.Essa convicção proporciona um ambiente que dá oportunidades àgarotada. O fato de elas sentirem que as pessoas ao seu redoracreditam em suas idéias favorece o desenvolvimento saudável de uma identidade pessoal, de uma auto-imagem positiva e do processo desocialização. Não há uma atividade específica que promova a autonomia, mas todas as ações e relações na comunidade escolar precisam ser permeadas de um princípio de confiança.
 
























 


























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Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160602-WA0008.jpg
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Descrição: D:\foto do projeto criança 2016\IMG-20160510-WA0032.jpg
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Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160601-WA0039.jpg
Este Projeto abordou o pensamento complexo na perspectiva da coordenação pedagógica, considerando que o objeto de seu trabalho é a produção do professor. Num mundo em vertiginosas mudanças, os fundamentos do pensamento complexo poderão contribuir na aproximação da escola ao mundo das crianças e dos adolescentes, já referido. Ao que acrescentaríamos: aproximar a escola do mundo de todos nós: homens, mulheres, crianças, adolescentes de qualquer raça, crença, religião.
Projeto Político Pedagógico
O presente capítulo tem a intenção de refletir sobre o papel social da escola e algumas dimensões do projeto político pedagógico, quando compreendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Os aspectos que serão abordados levantarão questionamentos pertinentes à construção do projeto políticopedagógico e a importância do coordenador como articulador na organização do trabalho pedagógico.

Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160602-WA0012.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160602-WA0011.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160529-WA0005.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160529-WA0004.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160529-WA0003.jpg
Arte e Cultura na Interação de Orientadores com Crianças e AdolescentesDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160529-WA0002.jpgCaixa de texto:  Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160512-WA0019.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160512-WA0016.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20160512-WA0015.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161017-WA0074.jpg

Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0073.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0072.jpg
Oficina de Espote .
Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0071.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0028.jpg
Esta oficina propõe a experiência teatral a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos que estimulam no aluno a interpretação. São observadas diversas formas de atuação e ao longo da oficina são criados sketches teatrais que servirão de base para a apresentação do final do projeto.
Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0026.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0025.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0078.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0077.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0076.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0075.jpg
Descrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0029.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0023.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0015.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0014.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0013.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0141.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0140.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0139.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0134.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0136.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0135.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0133.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0132.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0131.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0130.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0129.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0128.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0127.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0126.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0125.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0124.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0123.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0122.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0120.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0119.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0118.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0117.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0116.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0086.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0085.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0069.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0068.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0045.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0039.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0025.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0024.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0012.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0011.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161018-WA0010.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0115.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0114.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161020-WA0113.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0033.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0032.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0031.jpgDescrição: C:\Users\DOMINGOS\Pictures\viver m\IMG-20161019-WA0030.jpg
Caixa de texto:  

 









Caixa de texto:   













Objetivos de Comunicação   (Para que?)
Estratégias                  
(Como?)
Instrumentos de comunicação e mídias (o que?)
Quantidade (quantos?)
Período                       (mês de realização das ações)
Divulgação da instutição e seus parceiros  envolvidos no projeto prestigiando a iniciativa em contribuir para desenvolver as ações.
Anunciar pelos bairros contemplados pelo projeto e demais localidades,
Realizar entrevista na
rádio,  (no programa Esperança em Cristo),
Postar avisos, fotos, convites, no blog,.  Distribuir cartazes e panfletos nas demais associações, igrejas e escolas. 
Carro de som 
Alto falante 
 
A instituição fará quantos forem necessários as demandas e realização de eventos. 
As ações serão desenvolvidas todas no final de cada mês apresentando os trabalhos realizados à comunidade e ao público em geral.
Rádio 

2 entrevistas  de divulgação inicial e outra no final do projeto.
Abril de 2016 a Outubro de 2016
Internet  
Panfletos
Cartazes 
Fotos  Ofícios
Convite.
Um número ilimitado e de acordo com as Ações realizadas.
As ações também podem acontecer nas datas
comemorativas como dia do planeta terra, dias das mães,
festas juninas, dia dos pais, dia
das crianças, dia da consciência negra.













PLANILHA DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO E TRANSPORTE  DO PROJETO CMDCA
FORNECEDOR
CNPJ / CPF
NOTA FISCAL/REC.
DATA
 valor





LCK Locadora de Veiculo e Transporte
20.012.648/0001-95
34
06/10/2016
R$ 3.000,00
Pervil Empresarial
11.277.009/0001-60
345
28/10/2016
R$ 655,00
Val Som Publicidade e promoções
17.961.007/0001-72
274
31/10/2016
 R$                                                                               320,00
QUALIGRAF
11.108.063/0001-82
217
31/10/2016
 R$                                                                               470,00



31/10/2016




TOTAIS
R$   4.445,00
PLANILHA DE LIMPEZA GAS E LANCHES DO PROJETO CMDCA



FORNECEDOR
CNPJ / CPF
NOTA FISCAL/REC.
DATA
 valor
COMERCIAL ATACADISTA S.M.LTDA
16.125.304/0001-15
446
04/10/2016
 R$                                                                               536,00






MARCOS SOLEDADE ME
34.424.945/0001-52
000.001.133
07/10/2016
 R$                                                                               325,00
FREIRE COMERCIO DE PRODUTOS PRPEZA E OLHOS LTDA
10.430.885/0001-12
1.351
10/10/2016
 R$                                                                                167,55
MEGA BOM SUPEMERCADO
01.210.800/0001-08
12091
17/10/2016
 R$                                                                               559,88
MEGA BOM SUPEMERCADO
01.210.800/0001-08
12146
28/10/2016
 R$                                                                                100,00



TOTAIS
 R$      1.688,43                                                                     
FORNECEDOR
CNPJ / CPF
NOTA FISCAL/REC.
DATA
 valor

código:0588
27/10/2016
 R$                                                                                500,31

código pagamento :2100
27/10/2016
 R$                                                                          1.394,80








TOTAIS
 R$          1.895,11                                                                   










PLANILHA DE MATERIAL DE ESCRITORIO E PERMANETE DO PROJETO CMDCA

FORNECEDOR
CNPJ / CPF
NOTA FISCAL/REC.
DATA
 valor
Lojas Santo Andre
13.722.491/0001-26
27/09/2016
 R$                                                                         2.880,00
IL DOS SANTOS-ME
19.863.565/0001-20
800
05/10/2016
 R$                                                                         3.245,00
concosud brasil comercial ltda
39.346.861/0345-70
8895
10/19/2016
 R$                                                                           1.169,00
concosud brasil comercial ltda
39.346.861/0345-70
8894
10/19/2016
 R$                                                                               285,00
PAPELARIA GLOBO
13.843.615/0001-21
714
31/10/2016
 R$                                                                               360,00



TOTAIS
 R$                    7.939,00
PLANILHA DE MATERIAL DIDÁTICO E DE EXPEDIENTE

FORNECEDOR
CNPJ / CPF
NOTA FISCAL/REC.
DATA
 valor
PAPELARIA GLOBO
13.843.615/0001-21
709
20/10/2016
 R$                                                                          3.617,40
BRIND ART PRODUTOD DE PUBLICIDADE LTDA-ME
10.743.343/0001-08
19
27/10/2016
 R$                                                                          1.400,00



TOTAIS
 R$              5.017,40




Gasto com Pessoal
Carga horária de 5 meses


Descrição
Nome
CPF
Carga horária MANSAL
Carga horária de 5 meses
Valor hora Aula
Total a pagar
Coordenador Pedagógico : fazer o planejamento Pedagógico , orientar e fiscalizar o projeto. 
LUSIMARIA SANTANA GONZAGA
588.404.785-15
48
240
R$ 12,00
R$ 2.369,76
Auxiliar Administrativo e Agricultura familiar (introdução ao estudo e cultivo de horta utilizando garrafa pet, plantio de pupunha, cacau e seringueira);Informática: (inclusão digital) digitação acessa as redes sociais, pesquisas, entre outros.
JUCINEA DE JESUS SANTOS
073.879.265-90
120
600
R$ 5,50
R$ 3.300,00
Professor de Violão
JAIME BRITO DO AMPARO FILHO
736.803.205-82
20
100
R$ 15,00
R$ 1.260,00
Professora de Língua Portuguesa: Linguagem oral e escrita, letramento, ortografia, leitura.Ciências Naturais e biológicas: Higiene, Saúde e alimentação  meio ambiente.
JENILCE COUTO DOS SANTOS
649.330.595-00
120
600
R$ 5,50
R$ 3.300,00
Oficina de  Matemática: Números e operações,
JOVELINO da  CONCEIÇÃO
17.828.461/0001-27
24
120
R$ 10,00
R$ 1.200,00
Oficina deArtesanato e Teatro
JOVELINO da  CONCEIÇÃO
17.828.461/0001-27
20
100
R$ 10,00
R$ 1.000,00
Oficina de Pintura
JOVELINO da  CONCEIÇÃO
17.828.461/0001-27
20
100
R$ 6,50
R$ 650,00
Assistente Social (Palestra: Fundamental I e II ) Planejamento Familiar,e História (história local, História do Brasil e da África);.
Rita de Cassia Santos  Leal

80
400
R$ 12,50
R$ 4.084,88
Servente, Preparar o lancher dos alunos eorganizar o refetorio
JUCIMARIA DE JESUS SANTOS
009.599.685-04
160
800
R$ 5,50
R$ 4.400,00





IMPOSTO S/SERVIÇO
 R$                                  769,00
Previdencia social Ministerio da Fazenda





 R$                                   500,31
Ministerio da Previdencia social





 R$                             1.394,80






R$ 24.228,75


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