PROJETO APRENDER PARA VIVER MELHOR REALIZAÇÃO: ABPAGI APOIO: CMDCA
Histórico:
A instituição
ABEPAGI fundada no dia 18 de setembro de 1987, com o apoio do Pastor Presidente
o Sr. José Ramos de Araujo (em memória), reuniram-se em assembleia no dia 06 de
abril de 2011, decidiu e entendeu que a associação independente de religião,
deveria atender a toda a comunidade promovendo ações sociais. Sendo assim, a
entidade passou chamar-se Associação
Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá, (ABPAGI). Em todas as
reformas estatutárias, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na pessoa do
Pastor Presidente Sr. Valmores Vieira de Souza, juntamente com sua diretoria
tem sido grande parceiro da (ABPAGI), apoiando a Associação para bom andamento
desta entidade tantos nas documentações quanto nas ações sociais. Em fevereiro
de 2012 (ABPAGI), já com o reconhecimento Público Municipal sobre a lei
1.504/07 de 20 de dezembro de 2007, iniciou com novos parceiros que ajudam
voluntariamente nesta entidade. Temos vários profissionais que colabora com a
(ABPAGI), são eles; médicos, técnicos de enfermagem, técnico agrícola,
economista, técnico em aquicultura,,
Pescador, Marisqueira, Agricultores, Artesão, Engenheiro agrônomo,
Biomédica, Mestre de obra, Comerciantes e diversos profissionais de áreas
diferentes que prestam serviços. Em dezembro de 2010 o Senhor Domingos
Conceição dos Santos assumiu a presidência da ABPAGI começando com o sopão com
pão beneficiando 240 famílias, em março de 2011 montou a equipe de saúde com
atendimento médico a crianças, jovens e idosos, oficinas com palestras, intensificou
assistência social as famílias carentes ultrapassou a 300 famílias,
distribuição de verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ainda
em 2012, programou o projeto de reforço escolar que já existia com o nome Contra-Turno, a partir de 2013 passou a
chamar “Aprender para Viver Melhor”, contando
com o apoio de alguns educadores e uma média de 10 crianças na faixa etária de
7 a 17 anos de bairros distintos e média de 15 estudantes da mesmo idade,
atualmente funcionando na sede da referida Associação, por falta de recursos e
condições financeiras não conseguimos inserir os demais educando para o
atendimento nos bairros. Ainda no final de 2013 a ABPAGI formou 13 comitês,
distribuídos entre Saúde, Educação, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Sustentável,
Criança e Adolescente, Juventude, Agricultura, Meio Ambiente, Artesanato,do
Idoso, da Mulher, Esporte, Cultura e Lazer, Comercialização e Markting, juntos
cada comitê fica responsável pelas ações nas comunidades urbanas, rurais,
litorâneas, quilombolas, indígenas, Movimento Sem Terra, entre outras.
EQUIPE DOCENTE DE EDUCAÇÃO DO PROJETO E COORDENADORA
PEDAGÓGICA DO PROJETO.
Luzimaria Gonzaga – Pedagoga e
Psicopedagoga
QUANDRO DE DOCENTES
Rita de Cássia Leal– Assistente Social
Jucimaria de
Jesus Santos- Servente
Jucineia de
Jesus Santos - Assistente Administrativa (Cursando Pedagogia).
Vinicius de
Jesus Gomes – Matemática
Jovelino da
Conceição– Oficinas de Artesanato e teatro
Menezes de Souza - Violão
Jenice Costa
Jaildo de Souza
– Desenho e Pinturas.
Objetivo Específico
1.
Desenvolver a autoestima através de oficinas
esportivas, artísticas, recreativas; Elevar sistematicamente a qualidade do
ensino.
2.
Estimular a participação, bem como a atuação
solidária junto à comunidade; Proporcionar ambiente favorável ao estudo e
capacidade para obter conhecimentos.
3.
Diminuiu desnutrição de crianças e adolescentes em
idade escolar.
4.
Realizamos campanha de brinquedos e livros literários para doar nas comunidades.
|
Ação
A.
Oficinas arte, recreação, teatro, dança, capoeira,
atividades esportivas nas comunidades.
B.
Palestra, leitura na comunidade com contadores de
história, reciclagem.
C.
Exposição de artesanatos feitos no projeto.
Distribuição da verdura.
Distribuição de roupas e brinquedos
seminovos.
|
Resultado
1.
Elevou a qualidade de vida, melhorou desempenho na
escola e prestar serviços à comunidade.
2.
Prevenção de doenças Consciência ambiental sobre o
uso indevido dos recursos naturais.
Inclusão digital, ampliar
conhecimentos que possam utilizar como fonte de renda no futuro.
|
Jucimaria de Jesus Santos- Servente
Oficina
com as Mães dos alunos do Núcleo do Pina.
O
núcleo do Pina recebeu crianças e adolescestes dos Bairros do Pina ,Prainha I e
II , Malvinas e centro.
PROJETO APRENDER PARA VIVER MELHOR
REALIZAÇÃO:
ABPAGI
APOIO:
CMDCA
RELATÓRIO
ITUBERÁ-
BA
31/10/2016
3. FINALIDADE DO PROJETO
O presente Relatório tem como objetivos mostrar
os resultados dos trabalhos pedagógicos, junto
Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI) com intuito
de oferecer a melhor prestação de serviços aos estudantes contemplados. Por
entendermos que o campo educacional precisa ser um local onde cada um deve ser
recebido como realmente são, com suas qualidades e dificuldades, seus
interesses e competências. Nessa expectativa verificamos que muitos deles
apresentam uma grande defasagem entre o que a escola pede e o que eles fazem,
sendo a maior dificuldade a leitura, a escrita, as questões de matemática e
conhecimentos gerais.
Ao constatar algumas turmas dos anos
iniciai e finais do Ensino Fundamental de nove anos de várias unidades de
ensino observou uma defasagem maior escolar em cada ano, isto porque em muitos
casos nossos estudantes são originários de famílias que sobrevivem com o
auxílio do governo, como a bolsa família, sendo que a maioria dos pais trabalha
temporariamente, sem carteira assinada, não são efetivos e ainda seu nível de
escolaridade são baixos, acarretando sérios problemas sociais de forma direta e
indireta a essas famílias.
Precisa-se desenvolver o hábito de ler e
compreender como as regras são criadas, como o conhecimentos históricos foram
adquiridas, quais as influências destas informações em nossas vidas.
Considerando este contexto a ABPAGI fundamentada nos PCNS e na Lei de
Diretrizes e Bases Nacionais (LDB) 9394/96, que determina as competências e
habilidades para cada ciclo de aprendizagem é está buscando melhor desempenho e
avanço para uma média de 100 (cem) estudantes com mais tempo de estudo.
O Projeto Aprender para Viver Melhor oportuniza
um desenvolvimento mais significativo principalmente na leitura e escrita,
cálculos matemáticos, conhecimento da agricultura familiar, alternativas de
pesca, defesa do meio ambiente, conhecimento da História local, hábitos de
higiene e prevenção de doenças, cuidado com a saúde, hábitos alimentares, Arte
cênica, artes plásticas, dança, música, artesanato, entre outros.
Sendo beneficiados os seguintes bairros:
Bairro Novo (Luis), Pedreiras, Prainha I e II, Pina, Vila de Santo André. Este
Projeto Aprender para Viver Melhor
contemplará o 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, Fundamental II,
funcionando em turnos diurnos opostos ao da escola, oferecendo as aulas,
ministradas 100 dias letivos.
A educação
precisa ser vista como uma condição na preparação das crianças e adolescentes
não só para o mercado de trabalho, mas para sua sobrevivência em sociedade. Por
esse motivo elencamos as principais disciplinas as serem executadas no decorrer
do Projeto Aprender e Viver Melhor, entre elas estão:
Língua Portuguesa: Linguagem oral e
escrita, letramento, ortografia, le itura.
Matemática: Números e operações
Informática:
(inclusão digital) digitação acessa as redes sociais, pesquisas, entre
outros.
História (história local, História do
Brasil e da África);
Arte (Pintura, música, artesanato, teatro
e dança);
Ciências
Naturais e biológicas: Higiene, Saúde e alimentação Planejamento Familiar,
meio ambiente.
Palestra: Fundamental
I e II
Atividades
complementares: Como oficinas de
teatro, aulas de violão, dança futebol, ginástica, entre outros.
Desenvolver a
autoestima através de oficinas esportivas, artísticas, recreativas;
Aula
de Musica Profº Jame
“Oficina
de Música” têm por objetivo principal proporcionar aos alunos.
A
interação e o contato com a música através do manuseio de diferentes
instrumentos, bem como com o canto. Além de:
-
Torná-los sujeitos críticos em relação à diversidade musical;
- Dar possibilidade a estes alunos de conhecer e
manusear diferentes instrumentos musicais, podendo assim optar pelo de maior
domínio e gosto;
Desde muito tempo tem-se a música como meio de aproximação da
sociedade e da cultura. Neste sentido, a aprendizagem da música se constitui
numa experiência bastante rica por partir e ter a prática como pressuposta do
seu ensino. Considerando que toda aprendizagem se dá a partir da ação, como
afirma Jame, o ensino do instrumento musical deverá ser uma aprendizagem
significativa, pois possibilita ao aluno construir o conhecimento de maneira
consistente e produtiva, uma vez que a aprendizagem prática se constitui como
aliada ao processo de aprendizagem.
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Aula de Teatro
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Aula de Matemática
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Aula de Português
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Aula de Desenho
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Profª Jucinea
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Assistente Social
Rita
|
Profª Rita
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AGRICULTURA
FAMILIAR
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HÁBITOS
DE HIGIENE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
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CONHECIMENTO
DA HISTÓRIA LOCAL
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Profª Jucinea Aula
de Reforço Escolar
|
Profº Jaildo Aula
de Arte e Pintura.
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Alunos Luchando no Núcleo
do Milagre.
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Ensinando as crianças tarefas da
Escola
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Atuando na formação
de valores éticos que possam garantir a liberdade, o respeito e a
responsabilidade.
Atuar
na formação de valores éticos que possam garantir a liberdade, o respeito e a
responsabilidade.
A partir de um estudo preliminar
detectou-se a necessidade de desenvolver, além do projeto de sinalização, um
sistema de digital signage que possa facilitar a comunicação com o
público visitante e frequentador do Centro
Profª
Jucenea de Jesus.
O presente
Relatorio trata da experiência do projeto “Informática e Educação: Entrelaçando
Saberes”, em desenvolvimento nas comunidades de periferia urbana em Ituberá,
cujo objetivo é possibilitar aos moradores o acesso a conhecimentos de
informática, através do desenvolvimento de uma nova dinâmica social e
pedagógica entre a ABPAGI e comunidade, educando para a cidadania. O alvo
compreende crianças do ensino fundamental I, II e, por haver apenas
equipamentos precários, tornando limitado o uso de softwares (programas)
educacionais e não permitindo o acesso à Internet, foi necessário buscar uma
metodologia que conquistasse a atenção delas, proporcionando o aprendizado de
forma participativa. Partindo do pressuposto que toda teoria não
contextualizada é intensamente propensa a dispersar-se, percebeu-se a
importância de ensinar através de conhecimentos práticos do aluno, aliando o
ensino técnico da Agricultura Organica e assuntos da realidade local. Optou-se,
então, pela utilização da “pedagogia de projetos” que, através da escolha de
temas, valoriza a participação das crianças no processo de construção do
conhecimento, integrando os conteúdos às suas práticas vividas. Assim, está
sendo possível desenvolver nelas habilidades voltadas para a utilização de
softwares básicos, interligadas a discussões sobre cidadania, permitindo a
inclusão digital e, conseqüentemente, diminuindo o nível de exclusão social a
que estão submetidas.
Bairro
novo aula de História.
Aula Bairro novo
Profº
Jaildo, Aula de Desenho na Sede da ABPAGI.
O
presente trabalho investiga a contribuição da arte no desenvolvimento infantil,
sua contribuição na estruturação da autonomia pessoal e a possibilidade da
aplicação no processo formal de ensino e aprendizagem.
Após as crianças lsentarem, reúnadas todas em
torno de uma mesagrande. Entregue a cada uma às crianças logo após o preparo, da
atividade,ser realizada com freqüência,
contribui para que os pequenos desenvolvam a continuidade temporal e, assim,
saibam que, depois do preparo, vem o lanche e que logo se aproxima o momento em
que alguém da família vai buscá-los, transmitindo-lhe mais tranqüilidade.
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Este
Projeto abordou o pensamento complexo na perspectiva da coordenação pedagógica,
considerando que o objeto de seu trabalho é a produção do professor. Num mundo
em vertiginosas mudanças, os fundamentos do pensamento complexo poderão
contribuir na aproximação da escola ao mundo das crianças e dos adolescentes,
já referido. Ao que acrescentaríamos: aproximar a escola do mundo de todos nós:
homens, mulheres, crianças, adolescentes de qualquer raça, crença, religião.
Projeto
Político Pedagógico
O presente capítulo tem a intenção de refletir sobre o
papel social da escola e algumas dimensões do projeto político pedagógico,
quando compreendido como a própria organização do trabalho pedagógico da
escola. Os aspectos que serão abordados levantarão questionamentos pertinentes
à construção do projeto políticopedagógico e a importância do coordenador como
articulador na organização do trabalho pedagógico.
Arte e Cultura na Interação de Orientadores
com Crianças e Adolescentes
Oficina de Espote .
Esta oficina propõe a
experiência teatral a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos que
estimulam no aluno a interpretação. São observadas diversas formas de atuação e
ao longo da oficina são criados sketches teatrais que servirão de base para a
apresentação do final do projeto.
Objetivos
de Comunicação (Para que?)
|
Estratégias
(Como?)
|
Instrumentos
de comunicação e mídias (o que?)
|
Quantidade
(quantos?)
|
Período (mês de realização das
ações)
|
Divulgação da instutição
e seus parceiros envolvidos no projeto
prestigiando a iniciativa em contribuir para desenvolver as ações.
|
Anunciar pelos bairros contemplados
pelo projeto e demais localidades,
Realizar entrevista na
rádio, (no programa Esperança em
Cristo),
Postar avisos, fotos, convites, no
blog,. Distribuir cartazes e panfletos
nas demais associações, igrejas e escolas.
|
Carro de som
Alto falante
|
A instituição fará quantos forem
necessários as demandas e realização de eventos.
|
As ações serão desenvolvidas todas
no final de cada mês apresentando os trabalhos realizados à comunidade e ao
público em geral.
|
Rádio
|
2 entrevistas de divulgação
inicial e outra no final do projeto.
|
Abril de
2016 a Outubro de 2016
|
||
Internet
Panfletos
Cartazes
Fotos Ofícios
Convite.
|
Um número ilimitado e de acordo com as Ações realizadas.
|
As ações também podem acontecer nas datas
comemorativas como dia do planeta terra, dias das mães,
festas juninas, dia dos pais, dia
das crianças, dia da consciência negra.
|
PLANILHA DE MATERIAL
DE DIVULGAÇÃO E TRANSPORTE DO PROJETO
CMDCA
|
|||||
FORNECEDOR
|
CNPJ / CPF
|
NOTA FISCAL/REC.
|
DATA
|
valor
|
|
|
|
|
|
|
|
LCK Locadora de
Veiculo e Transporte
|
20.012.648/0001-95
|
34
|
06/10/2016
|
R$
3.000,00
|
|
Pervil Empresarial
|
11.277.009/0001-60
|
345
|
28/10/2016
|
R$
655,00
|
|
Val Som Publicidade e
promoções
|
17.961.007/0001-72
|
274
|
31/10/2016
|
R$ 320,00
|
|
QUALIGRAF
|
11.108.063/0001-82
|
217
|
31/10/2016
|
R$
470,00
|
|
|
|
|
31/10/2016
|
|
|
|
|
|
TOTAIS
|
R$ 4.445,00
|
|
PLANILHA DE LIMPEZA
GAS E LANCHES DO PROJETO CMDCA
|
|
|
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FORNECEDOR
|
CNPJ / CPF
|
NOTA FISCAL/REC.
|
DATA
|
valor
|
|
COMERCIAL ATACADISTA
S.M.LTDA
|
16.125.304/0001-15
|
446
|
04/10/2016
|
R$
536,00
|
|
|
|||||
|
|
|
|
|
|
MARCOS SOLEDADE ME
|
34.424.945/0001-52
|
000.001.133
|
07/10/2016
|
R$
325,00
|
|
FREIRE COMERCIO DE
PRODUTOS PRPEZA E OLHOS LTDA
|
10.430.885/0001-12
|
1.351
|
10/10/2016
|
R$
167,55
|
|
MEGA BOM SUPEMERCADO
|
01.210.800/0001-08
|
12091
|
17/10/2016
|
R$
559,88
|
|
MEGA BOM SUPEMERCADO
|
01.210.800/0001-08
|
12146
|
28/10/2016
|
R$
100,00
|
|
|
|
|
TOTAIS
|
R$ 1.688,43
|
|
FORNECEDOR
|
CNPJ / CPF
|
NOTA FISCAL/REC.
|
DATA
|
valor
|
|
|
código:0588
|
27/10/2016
|
R$
500,31
|
||
|
código pagamento :2100
|
27/10/2016
|
R$
1.394,80
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAIS
|
R$
1.895,11
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PLANILHA DE MATERIAL
DE ESCRITORIO E PERMANETE DO PROJETO CMDCA
|
|
||||
FORNECEDOR
|
CNPJ / CPF
|
NOTA FISCAL/REC.
|
DATA
|
valor
|
|
Lojas Santo Andre
|
13.722.491/0001-26
|
27/09/2016
|
R$
2.880,00
|
||
IL DOS SANTOS-ME
|
19.863.565/0001-20
|
800
|
05/10/2016
|
R$ 3.245,00
|
|
concosud brasil
comercial ltda
|
39.346.861/0345-70
|
8895
|
10/19/2016
|
R$
1.169,00
|
|
concosud brasil
comercial ltda
|
39.346.861/0345-70
|
8894
|
10/19/2016
|
R$
285,00
|
|
PAPELARIA GLOBO
|
13.843.615/0001-21
|
714
|
31/10/2016
|
R$
360,00
|
|
|
|
|
TOTAIS
|
R$ 7.939,00
|
|
PLANILHA DE MATERIAL
DIDÁTICO E DE EXPEDIENTE
|
|
||||
FORNECEDOR
|
CNPJ / CPF
|
NOTA FISCAL/REC.
|
DATA
|
valor
|
|
PAPELARIA GLOBO
|
13.843.615/0001-21
|
709
|
20/10/2016
|
R$
3.617,40
|
|
BRIND ART PRODUTOD DE
PUBLICIDADE LTDA-ME
|
10.743.343/0001-08
|
19
|
27/10/2016
|
R$
1.400,00
|
|
|
|
|
TOTAIS
|
R$ 5.017,40
|
|
|
|
Gasto com Pessoal
|
Carga horária de 5
meses
|
|
|
Descrição
|
Nome
|
CPF
|
Carga
horária MANSAL
|
Carga horária de 5
meses
|
Valor hora Aula
|
Total a pagar
|
Coordenador Pedagógico : fazer o planejamento
Pedagógico , orientar e fiscalizar o projeto.
|
LUSIMARIA SANTANA
GONZAGA
|
588.404.785-15
|
48
|
240
|
R$ 12,00
|
R$
2.369,76
|
Auxiliar Administrativo e Agricultura familiar
(introdução ao estudo e cultivo de horta utilizando garrafa pet, plantio de
pupunha, cacau e seringueira);Informática: (inclusão digital) digitação
acessa as redes sociais, pesquisas, entre outros.
|
JUCINEA DE JESUS
SANTOS
|
073.879.265-90
|
120
|
600
|
R$ 5,50
|
R$
3.300,00
|
Professor de Violão
|
JAIME BRITO DO AMPARO
FILHO
|
736.803.205-82
|
20
|
100
|
R$ 15,00
|
R$
1.260,00
|
Professora de Língua Portuguesa: Linguagem
oral e escrita, letramento, ortografia, leitura.Ciências Naturais e
biológicas: Higiene, Saúde e alimentação
meio ambiente.
|
JENILCE COUTO DOS
SANTOS
|
649.330.595-00
|
120
|
600
|
R$ 5,50
|
R$
3.300,00
|
Oficina de
Matemática: Números e operações,
|
JOVELINO da CONCEIÇÃO
|
17.828.461/0001-27
|
24
|
120
|
R$ 10,00
|
R$
1.200,00
|
Oficina deArtesanato e Teatro
|
JOVELINO da CONCEIÇÃO
|
17.828.461/0001-27
|
20
|
100
|
R$ 10,00
|
R$
1.000,00
|
Oficina de Pintura
|
JOVELINO da CONCEIÇÃO
|
17.828.461/0001-27
|
20
|
100
|
R$ 6,50
|
R$
650,00
|
Assistente Social (Palestra: Fundamental I e
II ) Planejamento Familiar,e História (história local, História do Brasil e
da África);.
|
Rita de Cassia Santos Leal
|
|
80
|
400
|
R$ 12,50
|
R$
4.084,88
|
Servente, Preparar o lancher dos alunos
eorganizar o refetorio
|
JUCIMARIA DE JESUS
SANTOS
|
009.599.685-04
|
160
|
800
|
R$ 5,50
|
R$
4.400,00
|
|
|
|
|
|
IMPOSTO S/SERVIÇO
|
R$ 769,00
|
Previdencia social Ministerio da
Fazenda
|
|
|
|
|
|
R$ 500,31
|
Ministerio da Previdencia social
|
|
|
|
|
|
R$ 1.394,80
|
|
|
|
|
|
|
R$ 24.228,75
|
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