PROJETO APRENDER PARA VIVER MELHOR









Comentários

  1. A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
    Objetivo Geral Para o Mês de outubro

    • Promover, durante o mês da criança, atividades lúdicas extraclasse, entre as crianças envolvidas no projeto, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

    Objetivos específicos:
    • Estimular a auto-estima das crianças;
    • Perceber a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos encontros de integração;
    • Desenvolver habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema;
    • Proporcionar jogos e brincadeiras para as crianças;
    • Explorar as brincadeiras preferidas das crianças;
    Linguagem oral e escrita:
    • Audição de músicas e poesia;
    • Mensagens para as crianças ou um amigo que não esteja na escola;
    • Conversa informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem família, outras trabalham;
    • Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais.

    Matemática:
    • Realizar atividades de contagem utilizando material concreto;
    • Trabalhar com cores e formas,
    • Trabalhar com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros materiais concretos.

    Artes
    • Confecção de dobradura;
    • Confeccionar brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e outros), utilizar também com caixas de leite;
    • Confeccionar trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças;
    • Realizar pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido.

    Agricultura/informática
    • Realizar uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que verduras ou legumes ele gosta;
    • Realizar o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação;
    • Visitar ambientes como a casa familiar, Michelin e etc..

    Teatro/ historia

    • Filme coletivo com pipoca;
    • Contar e recontar histórias começo, meio e fim).
    • História coletiva
    • Fantoches
    • Passeio histórico

    • Realizar dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as crianças visualizem de forma lúdica.


    Música:
    • Entoar diversas canções envolvendo o tema;
    • Brincar de karaokê com as crianças;
    • REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS.
    • APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS.


    Avaliação:
    A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

    OBSERVAÇÃO:

    É DE SUMA IMPORTANCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.





    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog