A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Objetivo Geral Para o Mês de outubro • Promover, durante o mês da criança, atividades lúdicas extraclasse, entre as crianças envolvidas no projeto, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. Objetivos específicos: • Estimular a auto-estima das crianças; • Perceber a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos encontros de integração; • Desenvolver habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema; • Proporcionar jogos e brincadeiras para as crianças; • Explorar as brincadeiras preferidas das crianças; Linguagem oral e escrita: • Audição de músicas e poesia; • Mensagens para as crianças ou um amigo que não esteja na escola; • Conversa informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem família, outras trabalham; • Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais. Matemática: • Realizar atividades de contagem utilizando material concreto; • Trabalhar com cores e formas, • Trabalhar com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros materiais concretos. Artes • Confecção de dobradura; • Confeccionar brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e outros), utilizar também com caixas de leite; • Confeccionar trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças; • Realizar pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido. • Agricultura/informática • Realizar uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que verduras ou legumes ele gosta; • Realizar o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação; • Visitar ambientes como a casa familiar, Michelin e etc.. Teatro/ historia • Filme coletivo com pipoca; • Contar e recontar histórias começo, meio e fim). • História coletiva • Fantoches • Passeio histórico • Realizar dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as crianças visualizem de forma lúdica. Música: • Entoar diversas canções envolvendo o tema; • Brincar de karaokê com as crianças; • REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS. • APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS. Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. OBSERVAÇÃO: É DE SUMA IMPORTANCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog