Baixo Sul da Bahia 3º Encontro Comunitário com a ABPAGI Pesca em Ituberá

3º Encontro Comunitário com a ABPAGI Pesca





Foi realizado hoje (19/03)  no auditório da Ceplac do município de Ituberá, o terceiro encontro comunitário reunindo pescadores, marisqueiras da Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá (ABPAGI), o projeto Pesca visa potencializar a cultura da pesca através de uma fábrica de gelo, dois barcos de pesca, caminhão frigorífico, uma fazenda de ostras e apoio na comercialização o projeto contempla os municípios de Ituberá, Nilo Peçanha, Igrapiuna.
A programação contou também com a presença de diversos parceiros deste importante processo:
Eliana Carlas e a  equipe da Bahia Pesca, Vice Prefeito Neto Baé, Secretário Municipal de Agricultura de Ituberá Taylor Amparo, Superintendente de Agricultura Manoel Sales de Sales,Equipe SASOP do Projeto Bahia Produtiva Cibele Cristina Oliveira, Lio Quaresma e Ioná Manuela Do Galeão, vereador  e  presidente do  Sindicato Rural do Município de Igrapiuna Vagner Cruz .
O presidente da ABPAGI Domingos Conceição Dos Santos anunciou várias aquisições que potencializarão a qualidade de vida destes beneficiários, em seguida, foi ministrada uma Palestra sobre viabilidade econômica e experiências de sua trajetória abordadas pelo economista Artur Assunção.
Esta atividade é parte das ações do Projeto Bahia Produtiva previstas da ATER SASOP.
Ficam nossos agradecimentos pelo esforço e dedicação de todos e todas inseridos(os) nesteução coletiva!

 

 


Associação de Biojoias  Pesca e Agricultura em Ituberá (ABPAGI), localizada no município de Ituberá, é constituida por Artesãos, pescadores e agricultores familiares e possui como principais atividades
econômicas, a pesca, a extração de mariscos e a agricultura familiar. Os sócios possuem ampla experiência em todas as atividades desenvolvidas, aquirida ao longo de mais de uma década em que

trabalham com as mesmas. Atualmente os associados ao empreendimento vem se especializando nessas atividades e buscando o aprimoramento na gestão com o auxílio de parceria firmada com a

SDR/CAR. Esta parceria está proporcionando uma melhor organização dos produtores e principalmente auxiliando na profissionalização da gestão da atividade. A partir da implementação desse

projeto, os beneficiários serão treinados e capacitados para o cultivo racional de ostras e produção de gelo, cujas unidades produtivas serão financiadas pelo projeto.

Os principais produtos do empreendimento são o pescado, mariscos, ostras e o gelo tipo escama. O gelo será vendido a granel (tonelada) e em pacotes de 10 kg. Os pescados, em função da grande

variedade de peixe, foram divididos em três grupos, que serão identificados como Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. No Pescado Tipo 1 estão enquadrados o Vermelho, Badejo, Cavala, Dourado e Robalo. No

Pescado Tipo 2 foram enquadrados o Carapeba, Cabeçudo, Guaricema, Tainha e Corvina. No Pescado Tipo 3 foram considerados a Sardinha, Cavalinha, Espada, Arraia, Cação, Baiacu, Bagre e

Caramuru. A forma definida para a apresentação do pescado foi o lote com 25 kg de pescado por ser, segundo os pescadores, a quantidade média pescada por barco, em cada saída pra pescaria. Dessa

forma fica mais fácil e também mais claro o cálculo do custo direto com a pesca (no caso, o gelo e combustível gastos em cada viagem com o barco). Visando uma maior divulgação das ações do

empreendimento e promoção de seus produtos, as ações de marketing serão focadas no fortalecimento do produto e da imagem do empreendimento junto aos parceiros em potencial, as principais

instituições públicas e privadas que apoiam o projeto e junto aos seus clientes já existentes e potenciais. Para este fim, serão utilizadas, intensivamente, as redes sociais. A logística de distribuição

será focada na venda direta. Os principais produtos do empreendimento, em especial o pescado, ostra e mariscos, não necessitam de maiores esforços para sua promoção, uma vez que são

demandados diretamente pelos principais clientes na própria comunidade. O gelo, inicialmente, por se tratar de um novo produto, necessitará de um esforço maior por parte do empreendimento para

divulgação e promoção do mesmo. O empreendimento está localizado na cidadede Ituberá que geograficamente está posicionado de forma estratégica, no centro da região do Baixo Sul do estado,

onde estão localizados os principais clientes do empreendimento.

 

Características e Tendências

Nos últimos anos o perfil do consumidor brasileiro vem passando por uma série de transformações. Estudos divulgados pela revista exame (2008), revelam que o perfil do consumidor brasileiro vem

se modificando por uma série de variáveis entre as quais se destacam as transformações econômicas e demográficas ocorridas nos últimos anos. Na edição 916, de abril de 2008, a revista traça o

perfil desses novos consumidores, os principais sinais de mudanças e como essas mudanças podem impactar no consumo. Dados do estudo revelam pelo menos quatro tendências que deverão

modificar o perfil do consumidor e consequentemente a sua relação de consumo e entre essas tendências, destaca-se o aumento do número de consumidores de meia idade, público que possui hábitos

mais saudáveis de consumo e são inclinados ao consumo de produtos naturais e funcionais. O pescado enquadra-se perfeitamente neste perfil, por se tratar de um alimento essencialmente natural e

saudável. Segundo a FAO foi verificado um aumento no consumo per capita, cuja média mundia já se aproxima dos 20kg/pessoa/ano. Número bastante superior ao preconizado pela OMS que é de

12kg/pessoa/ano. Ainda segundo a FAO, um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), estima que em 2030 o déficit de pescado no mundo

atingirá 100 milhões de toneladas, o que pode gerar uma importante oportunidade de negócio para quem investir na atividade.

Analisando os principais dados estatísticos pesquisados para a elaboração do plano de negócio, podemos concluir que a atividade em estudo, a aquicultura/pesca, não foi significativamente afetada pelos índices de recessão que vem assolando quase todos os segmentos produtivos do brasil nos últimos anos. Ao contrário, o segmento vem apresentando taxas de crescimento significativas e segundo a EMBRAPA - Pesca e Aquicultura, entre 2005 e 2015 o segmento cresceu 123%. Nos útimos anos, o Brasil vem apresentando bons índices de crescimento e já figura entre os 15 maiores produtores mundiais. Em nível mundial, a Ásia é disparadamente o maior produtor, respondando por aproximadamente 90% da produção mundial. Apesar desses dados positivos, o consumo de pescado no Brasil, segundo o MPA, ainda está abaixo da média do consumo mundial. Enquanto a média mundial é de aproximadamente 19 kg por pessoa ano, no Brasil está em torno de 10 kg pessoa ano, o que pode indicar um bom potencial de aumento de consumo do produto aqui no Brasil. A principal área de atuação comercial do empreendimento está concentrada na região do Baixo Sul do estado da Bahia, com destaque para os municípios de Valença, Maraú, Ituberá, Taperoá, Igrapiuna e Camamu, além de outros municípios menores da região. Como tendência, destacamos que nos últimos anos vários movimentos vem intensificando a importância de hábitos alimentares mais saudáveis para a população, como pre-requisito para uma saúde melhor. Neste contexto, o pescado se enquadra perfeitamente, por se tratar de um alimento essencialmente natural e saudável. O grande desafio para o setor é investir na divulgação dos benefícios do consumo dos produtos, estimulando a população a consumir o alimento. Esta mudança de hábito, aumentaria a frequência de seu consumo e consequentemente o volume total consumido. O investimento em campanhas e outras estratégias de marketing são formas importantes de incentivar o hábito de consumir o pescado. Os principais clientes do empreendimento são cooperativas e associações de pescadores e marisqueiras locais, bares, restaurantes, pousadas e hoteis também da região. Seus principais concorrentes são outras associações de pescadores e marisqueiras existentes na região.

 

A ABPAGI possui um enorme potencial produtivo nas atividades de pesca e produção de ostras e mariscos. Com a implementação deste projeto, será inserida mais uma atividade que é a produção de gelo cuja unidade produtiva deverá possuir um layout que atenda ao fluxo de produção contínuo e livre de contaminação, favorecendo o desenvolvimento de suas atividades operacionais.

 

A partir dessa nova perspectiva, espera-se a consolidação dessas atividades como as principais atividades econômicas dos produtores beneficiários do projeto. Como resultado, espera-se um incremento significativo no volume de receitas do empreendimento e a fixação dos beneficiários e seus familiares no município. Como premissa para que estes resultados sejam alcançados, se faz

necessária a organização dos beneficiários que serão alocados para cada atividade, bem como a devida capacitação dos mesmos para operar com os novos recursos produtivos que serão viabilizados por meio desse projeto, especialmente na fábrica de gelo, por se tratar de uma atividade nova para eles. Para isso, é preciso promover a profissionalização dos beneficiários (tanto na parte de produção quanto na área de gestão da entidade) e o compromisso dos mesmos em implementar todas as ações definidas no Plano de Negócio, que serão fundamentais para o atingimento das metas e

concretização dos resultados almejados.

 

  O plano de produção do empreendimento, prevê as seguintes quantidades produzidas:

MARISCOS:

6.000 kg/ano a o longo dos 4 primeiros anos do projeto

OSTRAS:

2019 - 6.40 0 dúzias (segundo semestre de 2019)

2020 e 2021 - 17.600 dúzias/ano

GELO GRANEL:

2019 - 33 tonelada s/mês

2020 e 2021 - 36 tonelad as/mês

GELO EM PACOTES DE 10 K G

2019 - 2.200 pacotes/mês (22 tone ladas/mês)

2020 e 2021 - 2.400 pacotes/mês (24 tonelada s/mês)

PESCADOS

1.250 kg/mês ao longo dos 4 primeiros anos do projeto, distribuídos da seguinte forma:

500 kg/mês do Tipo 1 (Vermelho, Badejo, Cavala, Dourado e Robalo)

250 kg/mês do Tipo 2 (Carapeba, Cabeçudo, Guaricema, Tainha e Cor vina)

500 kg/mês do Tipo 3 (Sardinha, Cavalinha, Espada, Arraia, Cação, Baiacu, Bagre e Caramuru).






Comentários

  1. Foi realizado hoje (19/03) no auditório da Ceplac do município de Ituberá, o terceiro encontro comunitário reunindo pescadores, marisqueiras da Associação de Biojóias Pesca e Agricultura em Ituberá (ABPAGI), o projeto Pesca visa potencializar a cultura da pesca através de uma fábrica de gelo, dois barcos de pesca, caminhão frigorífico, uma fazenda de ostras e apoio na comercialização o projeto contempla os municípios de Ituberá, Nilo Peçanha, Igrapiuna.
    A programação contou também com a presença de diversos parceiros deste importante processo:
    Eliana Carlas e a equipe da Bahia Pesca, Vice Prefeito Neto Baé, Secretário Municipal de Agricultura de Ituberá Taylor Amparo, Superintendente de Agricultura Manoel Sales de Sales,Equipe SASOP do Projeto Bahia Produtiva Cibele Cristina Oliveira, Lio Quaresma e Ioná Manuela Do Galeão, vereador e presidente do Sindicato Rural do Município de Igrapiuna Vagner Cruz .
    O presidente da ABPAGI Domingos Conceição Dos Santos anunciou várias aquisições que potencializarão a qualidade de vida destes beneficiários, em seguida, foi ministrada uma Palestra sobre viabilidade econômica e experiências de sua trajetória abordadas pelo economista Artur Assunção.
    Esta atividade é parte das ações do Projeto Bahia Produtiva previstas da ATER SASOP.
    Ficam nossos agradecimentos pelo esforço e dedicação de todos e todas inseridos(os) nesteução coletiva!


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