Objetivos específicos:
- Estimular
a auto-estima das crianças;
- Perceber
a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos
encontros de integração;
- Desenvolver
habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema;
- Proporcionar
jogos e brincadeiras para as crianças;
- Explorar
as brincadeiras preferidas das crianças;
Linguagem oral e escrita:
- Audição
de músicas e poesia;
- Mensagens
para as crianças ou um amigo que não esteja na escola;
- Conversa
informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar
que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem
família, outras trabalham;
- Promover
o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de
livros, revistas e jornais.
Matemática:
- Realizar
atividades de contagem utilizando material concreto;
- Trabalhar
com cores e formas,
- Trabalhar
com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros
materiais concretos.
Artes
- Confecção
de dobradura;
- Confeccionar
brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e
outros), utilizar também com caixas de leite;
- Confeccionar
trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças;
- Realizar
pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido.
Agricultura/informática
- Realizar
uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele
brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que verduras ou legumes
ele gosta;
- Realizar
o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação;
- Visitar
ambientes como a casa familiar, Michelin e etc..
Teatro/ historia
- Filme
coletivo com pipoca;
- Contar
e recontar histórias começo, meio e fim).
- História
coletiva
- Fantoches
- Passeio
histórico
- Realizar
dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as
crianças visualizem de forma lúdica.
Música:
- Entoar
diversas canções envolvendo o tema;
- Brincar
de karaokê com as crianças;
- REALIZAÇÃO
DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO
QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS.
- APRESENTAÇÃO
DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS.
Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
OBSERVAÇÃO:
É
DE SUMA IMPORTANCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO
PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA
APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO
ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.
Comentários
Postar um comentário