abpagi ABPAGI É ORGANIZADA EM COMITÊS: 1. COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; 2. COMITÊ DA JUVENTUDE, 3. COMITÊ DA AGRICULTURA, 4. COMITÊ DO MEIO AMBIENTE, 5. COMITÊ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, 6. COMITÊ DO IDOSO, 7. COMITÊ DE PESCA E AQÜICULTURA, 8. COMITÊ DA MULHER 9. COMITÊ ESPORT CULTURA E LAZER, 10. COMITÊ DA EDUCAÇÃO, 11. COMITÊ DE COMERCIALIZAÇÃO E MARK TING, 12. COMITÊ DA SAÚDE. Principais Acontecimentos Históricos: Primeiro Milênio Década de 80 • 1986, A Técnica de enfermagem oferece apoio às mães gestantes e grupo de idosas; • 1987 é fundada a Associação “Associação (ABPAGI)”. Décadas de 80 a 2010 • Forte atuação voluntária e assistencialista, com apoio material e médico à Gestantes, recém nascidos e mulheres. 1ª Década de 2000 O Senhor Domingos Conceição dos Santos assumiu a presidência da ABPAGI Começando iniciou o sopão beneficiando 240 famílias • 2ª década de 2000 • 2010, com a finalidade e necessidade de melhor adequar o estatuto Social da associação às novas exigências da lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, foram convocados os membros da (ABEPAGI) para uma reunião com objetivo de reestruturar a entidade já existente que viesse prestar serviço de assistência: educacional e social a idosos, a criança e a adolescentes •Em março de 2011 montou a equipe de saúde com atendimento médico a crianças, jovens e idosos, oficina com palestras intensificou assistência social as famílias carentes ultrapassaram a 300 famílias, distribuição de verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), • Contudo, no dia 06 de abril de 2011, a diretoria decidiu e entendeu que a associação independente de religião, deveria atender a toda a comunidade promovendo ações sociais. Sendo assim, a entidade passou chamar-se (ABPAGI) Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá. Em todas as reformas estatutárias, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na pessoa do Pastor Presidente Sr. Valmores Vieira de Souza, juntamente com sua diretoria tem sido grande parceiro da (ABPAGI), apoiando a Associação para bom andamento desta entidade tantos nas documentações quanto nas ações sociais. • Em fevereiro de 2012 (ABPAGI) iniciou com novos parceiros que ajuda voluntariamente nesta entidade. Temos vários profissionais que colabora com a (ABPAGI), são eles; médicos, técnicos de enfermagem, técnico agrícola, economista, técnico em aquicultura, pedagogos, Psicopedagoga, Biólogos, Administrador, Pescador, Marisqueira, Agricultores, Artesão, Engenheiro agrônomo, Biomédica, Mestre de obra, Comerciantes e diversos profissionais de áreas diferentes que prestam serviços voluntariamente. • Ainda em 2012, implementou o projeto de reforço escolar que já existia com o nome Contra-Turno • A partir de 2013 o projeto Aprender Melhor, contando com o apoio de alguns educadores e da Secretaria de educação que fez doação de livros e uma média de 50 crianças de bairros distintos, atualmente funcionando na sede da referida Associação, por falta de recursos e condições financeiras não conseguimos inserir os demais educando dentro do projeto. ABPAGI atendeu em 2013, diretamente 1200 usuários pertencentes a 380 famílias, em sua maioria de alta vulnerabilidade social, cujos 1140 membros e suas famílias foram beneficiados indiretamente pelos Serviços Socioassistenciais da entidade. Dia 05 de Maio das mães antecipado, Comitê de Saúde realizando atendimento sorteio de mais 400 brindes para as mês onde se fizeram presente mais de 1000 mil pessoas. Premiações 1.2 Identidade 1.2.1. Principal Atividade Organização da sociedade civil, sem fins econômicos, que oferece por meio de Trabalho social e Trabalho Socioeducativo, proteção social básica à crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias provenientes de comunidades carente do Município de Ituberá Bahia. 1.2.2 Missão “Promover ações educativas, culturais, sociais e de saúde à criança, ao adolescente e suas famílias, visando a formação de um ser humano participativo e consciente de seu papel como cidadão, promover a representação, assistência da classe dos trabalhadores e trabalhadoras profissionais da pesca artesanal, o pescador (a), aquicultor (a), agricultores (a) familiar, marisqueiros (a), e propiciar ao cidadão a auto-subsistência, através de apoio a pescadores, aquicultores e a comercialização de produtos, da promoção da pesca, mariscada, da aquicultura e agricultura, por meios de cursos qualificadores, auxilio técnico profissional, apoio logístico e assistência social, de modo a garantir a sua dignidade e inserção no âmbito social e econômico de sua comunidade conforme a (Lei 11.959 de 29 de Julho de 2009), Lei 8.742/1993; Desenvolver projetos e firmar convênios de moradia popular urbanas e Rurais junto aos associados e bem como a instituições financeiras , a DPPH, a SEDUR, Ministério das Cidades e iniciativa privada,e nos dispositivos da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009. 1.2.3. Visão “Ser referência pela qualidade na gestão e na realização da Missão.” 1.2.4. Valores e Competências Institucionais Instituídos a partir de processo dinâmico e interativo, envolvendo a formulação e construção conjunta de conceitos com a participação da Diretoria Eleita e de todos os colaboradores, os valores e competências da Associação “ABPAGI” foram levantados a partir da análise do fazer institucional para alcance da missão e do cumprimento do seu papel social e socioassistencial junto à sociedade, considerando o reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania de todos os atores envolvidos.

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Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas ideias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora dentro do Reforço escolar. Portanto o Reforço busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos. Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos,pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, consequentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo. De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda apresenta um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizado. Bastantes participativos todos já realizam as tarefas rotineiras, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas.. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, à exceção de alguns alunos, que tem sido incentivado a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre. Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos alguns alunos são excelente, independente e realiza todas as atividades os menores já tem uma pouca dificuldades portanto são muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. Concentração e atenção às explicações em sala de aula Como já estamos acostumados a ver nem todos os alunos são participativo porem há alunos que participa e outros que e participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha e não presta atenção nas aulas. AVALIAÇÃO; Normalmente as avaliações dos alunos são realizadas de forma bimestral e registradas de forma que seja possível verificar o progresso ou não do aluno em diferentes aspectos educacionais sendo que são avaliado no Bairro do Luis 15 manha e 11 a tarde / chan da vila 16 manha 11 a tarde e pina 15 manha 14 a tarde , avaliando sua participação nas atividades e também sua frequência nas aulas portanto são 82 alunos avaliados dentro do projeto Aprender Para Viver Melhor.