PISCICULTURA


Livro Curso Técnico em Aqüicultura ead, instituto federal do Paraná, Ministério da pesca e Aqüicultura e MEC, CPT, Entrevista Aqüicultores Familiar da ABPAGI.


Na aqüicultura brasileira o sistema de cultivo mais empregado é o semi-intensivo. Este sistema corresponde a cerca de 95% de todos sistemas de produção empregados no Brasil. Sobre o sistema de produção semi-intensivo, responda as questões abaixo:

1. Cite 5 espécies de peixes que podem ser cultivados neste sistema. Qual o hábito alimentar de cada uma delas e dentre as citadas, identifique quais espécies são nativas, e quais são exóticas.

Resposta:
 Curimbatá Pacu (Prochilodus marggravii) É uma espécie de peixe lodófago sendo o seu habito limentar constitui-se matéria orgânica a exemplo de plantas, e pequenos animais que vivem no fundo dos viveiros.

Tambaqui (Colossoma macropomum) Essa espécie tem como alimentação os microcrustaceos, planctônicos, frutas, algas, filamentosas, caracóis, caramujos e rações peletizadas.

Carpa Comum (Ciprinus Carpio) Seu habito alimentar é onívoro ou seja zooplâncton animais pequenos, minhocas e lavas de insetos.

tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)


As carpas :são consideradas exóticas em nosso país por terem origem na Ásia
Tilápia: espécie exótica em nosso país, pois é proveniente da África;

 Espécies nativas deve-se estabelecer prioritariamente as Bases científicas para a conservação e o manejo sustentável dos estoques naturais da área e de seu entorno
Curimbatá
Tambaqui espécie amazônica cultivada no Brasil.

2. Nos cultivos semi-intensivos de camarões marinhos, a boa qualidade da água é um dos fatores determinantes para que os animais tenham índices de crescimento satisfatórios e permaneçam saudáveis durante todo o cultivo. Sobre a manutenção da qualidade da água no cultivo de camarões, identifique 2 parâmetros (físicos ou químicos), que devem ser controlados e descreva quais prejuízos eles podem causar se estiverem fora dos níveis aceitáveis pela espécie.

Resposta:

Parâmetros importantes como: a influência dos valores de oxigênio dissolvido no cultivo deve ser analisada estada físico, que podem ser sólido, gasoso e líquido, levando em consideração as condições normais de temperatura na qualidade de um cultivo de organismos aquáticos.

A quantidade de oxigênio disponível na água é 20 vezes menor do que a disponível no ar atmosférico (1 litro de ar = 210 mmo2, e 1 litro de água = 10,29 mmo2). O sistema circulatório dos peixes é essencialmente um sistema simples, em que o sangue não oxigenado passa pelo coração, O excesso de nitrogênio ingerido pela maioria dos peixes com nadadeiras raiadas é excretado na forma de amônia por difusão pelas guelras e urina junto com grande quantidade de água. Para garantir esta excreção sem desidratar o peixe necessita ingerir um grande volume de água. Quando a espécie de peixe é de água doce, não haverá nenhum problema, mas quando pertence a uma espécie de água marinha, a ingestão de água salgada pode saturar o meio interno de eletrólitos.








3. A aqüicultura foi uma atividade que surgiu muito antes do tempo de Cristo, onde o homem produzia organismos aquáticos, principalmente peixes, em sistemas extensivos de produção com pouca tecnologia. Naquele tempo, as sementes, larvas e alevinos, eram coletados nos ambientes naturais e colocados em locais, nem sempre apropriados, para poderem se desenvolver, não havia seletividade de espécies e o resultado econômico dos cultivos era incerto. Mais recentemente, temos visto que a aqüicultura é uma atividade que cresce ano após ano no Brasil, e isto tem acontecido devido a vários fatores, dentre eles o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para produção Aquicola.
Sobre as novas tecnologias de cultivo, descreva 03 condições ou fatores que contribuíram para o desenvolvimento da aqüicultura nestes últimos anos. Obs.: podem ser descritos: equipamentos, produtos, técnicas de manejo, entre outras.


Resposta:

Desenvolvimento de tecnologias que visem maximizar as vantagens com boas condições para projetos produtivos que seja na implantação e operação de unidades oletivas de capacitação e pesquisa, ou de unidades demonstrativas. Um dos fatores que também pode estar relacionado com o surgimento de novos demanda na exportação do pescado, o aumento do consumo, as política do governo para o setor Aquicola e pesqueiro.

A cadeia de produção da Aqüicultura é definida como um conjunto de medidas que dependerá da capacidade do Poder Público de enfrentar os problemas ambientais identificados e aproveitar as potencialidades existentes para o crescimento da atividade.
A adaptação cruzamento de duas ou mais espécies com o objetivo de uma nova espécie com vantagens comercial a maior resistência a doenças, também a conversão alimentar, melhor adaptação ao ambiente clima, salinidade, água para tanto o uso de ração balanceada na alimentação dos peixes possibilitou uma melhor taxa de conversão alimentar, reduzindo os custos de produção.






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Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas ideias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora dentro do Reforço escolar. Portanto o Reforço busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos. Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos,pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, consequentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo. De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda apresenta um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizado. Bastantes participativos todos já realizam as tarefas rotineiras, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas.. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, à exceção de alguns alunos, que tem sido incentivado a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre. Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos alguns alunos são excelente, independente e realiza todas as atividades os menores já tem uma pouca dificuldades portanto são muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. Concentração e atenção às explicações em sala de aula Como já estamos acostumados a ver nem todos os alunos são participativo porem há alunos que participa e outros que e participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha e não presta atenção nas aulas. AVALIAÇÃO; Normalmente as avaliações dos alunos são realizadas de forma bimestral e registradas de forma que seja possível verificar o progresso ou não do aluno em diferentes aspectos educacionais sendo que são avaliado no Bairro do Luis 15 manha e 11 a tarde / chan da vila 16 manha 11 a tarde e pina 15 manha 14 a tarde , avaliando sua participação nas atividades e também sua frequência nas aulas portanto são 82 alunos avaliados dentro do projeto Aprender Para Viver Melhor.