PISCICULTURA


Livro Curso Técnico em Aqüicultura ead, instituto federal do Paraná, Ministério da pesca e Aqüicultura e MEC, CPT, Entrevista Aqüicultores Familiar da ABPAGI.


Na aqüicultura brasileira o sistema de cultivo mais empregado é o semi-intensivo. Este sistema corresponde a cerca de 95% de todos sistemas de produção empregados no Brasil. Sobre o sistema de produção semi-intensivo, responda as questões abaixo:

1. Cite 5 espécies de peixes que podem ser cultivados neste sistema. Qual o hábito alimentar de cada uma delas e dentre as citadas, identifique quais espécies são nativas, e quais são exóticas.

Resposta:
 Curimbatá Pacu (Prochilodus marggravii) É uma espécie de peixe lodófago sendo o seu habito limentar constitui-se matéria orgânica a exemplo de plantas, e pequenos animais que vivem no fundo dos viveiros.

Tambaqui (Colossoma macropomum) Essa espécie tem como alimentação os microcrustaceos, planctônicos, frutas, algas, filamentosas, caracóis, caramujos e rações peletizadas.

Carpa Comum (Ciprinus Carpio) Seu habito alimentar é onívoro ou seja zooplâncton animais pequenos, minhocas e lavas de insetos.

tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)


As carpas :são consideradas exóticas em nosso país por terem origem na Ásia
Tilápia: espécie exótica em nosso país, pois é proveniente da África;

 Espécies nativas deve-se estabelecer prioritariamente as Bases científicas para a conservação e o manejo sustentável dos estoques naturais da área e de seu entorno
Curimbatá
Tambaqui espécie amazônica cultivada no Brasil.

2. Nos cultivos semi-intensivos de camarões marinhos, a boa qualidade da água é um dos fatores determinantes para que os animais tenham índices de crescimento satisfatórios e permaneçam saudáveis durante todo o cultivo. Sobre a manutenção da qualidade da água no cultivo de camarões, identifique 2 parâmetros (físicos ou químicos), que devem ser controlados e descreva quais prejuízos eles podem causar se estiverem fora dos níveis aceitáveis pela espécie.

Resposta:

Parâmetros importantes como: a influência dos valores de oxigênio dissolvido no cultivo deve ser analisada estada físico, que podem ser sólido, gasoso e líquido, levando em consideração as condições normais de temperatura na qualidade de um cultivo de organismos aquáticos.

A quantidade de oxigênio disponível na água é 20 vezes menor do que a disponível no ar atmosférico (1 litro de ar = 210 mmo2, e 1 litro de água = 10,29 mmo2). O sistema circulatório dos peixes é essencialmente um sistema simples, em que o sangue não oxigenado passa pelo coração, O excesso de nitrogênio ingerido pela maioria dos peixes com nadadeiras raiadas é excretado na forma de amônia por difusão pelas guelras e urina junto com grande quantidade de água. Para garantir esta excreção sem desidratar o peixe necessita ingerir um grande volume de água. Quando a espécie de peixe é de água doce, não haverá nenhum problema, mas quando pertence a uma espécie de água marinha, a ingestão de água salgada pode saturar o meio interno de eletrólitos.








3. A aqüicultura foi uma atividade que surgiu muito antes do tempo de Cristo, onde o homem produzia organismos aquáticos, principalmente peixes, em sistemas extensivos de produção com pouca tecnologia. Naquele tempo, as sementes, larvas e alevinos, eram coletados nos ambientes naturais e colocados em locais, nem sempre apropriados, para poderem se desenvolver, não havia seletividade de espécies e o resultado econômico dos cultivos era incerto. Mais recentemente, temos visto que a aqüicultura é uma atividade que cresce ano após ano no Brasil, e isto tem acontecido devido a vários fatores, dentre eles o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para produção Aquicola.
Sobre as novas tecnologias de cultivo, descreva 03 condições ou fatores que contribuíram para o desenvolvimento da aqüicultura nestes últimos anos. Obs.: podem ser descritos: equipamentos, produtos, técnicas de manejo, entre outras.


Resposta:

Desenvolvimento de tecnologias que visem maximizar as vantagens com boas condições para projetos produtivos que seja na implantação e operação de unidades oletivas de capacitação e pesquisa, ou de unidades demonstrativas. Um dos fatores que também pode estar relacionado com o surgimento de novos demanda na exportação do pescado, o aumento do consumo, as política do governo para o setor Aquicola e pesqueiro.

A cadeia de produção da Aqüicultura é definida como um conjunto de medidas que dependerá da capacidade do Poder Público de enfrentar os problemas ambientais identificados e aproveitar as potencialidades existentes para o crescimento da atividade.
A adaptação cruzamento de duas ou mais espécies com o objetivo de uma nova espécie com vantagens comercial a maior resistência a doenças, também a conversão alimentar, melhor adaptação ao ambiente clima, salinidade, água para tanto o uso de ração balanceada na alimentação dos peixes possibilitou uma melhor taxa de conversão alimentar, reduzindo os custos de produção.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog